Metodologia para mapeamento, análise, racionalização e gestão de processos no serviço público
Carga horária: 16 hrs
Sobre
A eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos estão diretamente ligadas à boa gestão de seus processos administrativos, operacionais e de atendimento no dia a dia. Através de metodologias simples, claras e de fácil aplicação os resultados esperados, sejam eles: econômicos, sociais, políticos e culturais serão alcançados.
Matérias
-
O que são os processos e sua gestão
-
Gestão por processos e sua importância
-
Conceituação de processos
-
Categorias de processos
-
Hierarquia de processos
-
Princípios para direcionar a gestão por processos
-
Satisfação do cliente
-
Participação e trabalho em equipe
-
Desenvolvimento das pessoas
-
Padronização e métricas
-
Melhoria contínua e busca da excelência
-
Objetivos da gestão por processos
-
Custeio da atividade
-
Sistema de informações, gestão de documentos e conhecimento
-
Fluxos de trabalho (workflow)
-
Adequação dos sistemas aos processos
-
Certificações
-
Competências e recursos
-
Ferramentas para análise, racionalização e implantação de processos
-
Fluxogramas
-
Quadro de distribuição de tarefas – QDT
-
Técnicas de reuniões
-
Grupo de multiplicadores
-
Entrevistas, questionários e workshop
-
Projeto de gestão por processos
-
Escopo e cronograma
-
Estudo da situação atual da instituição
-
Diagnóstico da forma organizacional, processo decisório, controles gerenciais e cultura organizacional
-
Estrutura organizacional
-
Levantamento e percepção da estrutura e forma organizacional
-
Definição da melhor estrutura organizacional e a gestão por processos
-
Atividades e responsabilidades funcionais e a estrutura organizacional
-
Manuais de organização, atribuições, tarefas e responsabilidades por unidade de trabalho
-
Processos e procedimentos
-
Levantamento de processos e procedimentos
-
Análise, racionalização / criação, atualização e adequação de processos e procedimentos
-
Elaboração de manuais de procedimentos
-
Implantação, treinamento e acompanhamento de processos e procedimentos
-
Controles da implantação e manutenção dos processos e procedimentos
-
Cronograma e responsáveis pela implantação e acompanhamento
-
Workshops de implantação e acompanhamento
Sobre o professor

Osmar Guimarães Teixeira Jr.
Diretor e consultor da OG Consultoria em gestão por processos, administração e planejamento estratégico, administrador especialista em gestão empresarial e em gestão estratégica. Desenvolveu soluções em planejamento estratégico, gestão por processos, reestruturação organizacional e implantação de sistemas de gestão empresarial. Atuou em programas de desenvolvimento de treinamento de pessoas e equipe. Formado em filosofia, ocupação que exerce em suas horas de folga.