Metodologia para mapeamento, análise, racionalização e gestão de processos no serviço público

Carga horária: 16 hrs

Sobre

A eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos estão diretamente ligadas à boa gestão de seus processos administrativos, operacionais e de atendimento no dia a dia. Através de metodologias simples, claras e de fácil aplicação os resultados esperados, sejam eles: econômicos, sociais, políticos e culturais serão alcançados.

Matérias

  • O que são os processos e sua gestão

  • Gestão por processos e sua importância

  • Conceituação de processos

  • Categorias de processos

  • Hierarquia de processos

  • Princípios para direcionar a gestão por processos

  • Satisfação do cliente

  • Participação e trabalho em equipe

  • Desenvolvimento das pessoas

  • Padronização e métricas

  • Melhoria contínua e busca da excelência

  • Objetivos da gestão por processos

  • Custeio da atividade

  • Sistema de informações, gestão de documentos e conhecimento

  • Fluxos de trabalho (workflow)

  • Adequação dos sistemas aos processos

  • Certificações

  • Competências e recursos

  • Ferramentas para análise, racionalização e implantação de processos

  • Fluxogramas

  • Quadro de distribuição de tarefas – QDT

  • Técnicas de reuniões

  • Grupo de multiplicadores

  • Entrevistas, questionários e workshop

  • Projeto de gestão por processos

  • Escopo e cronograma

  • Estudo da situação atual da instituição

  • Diagnóstico da forma organizacional, processo decisório, controles gerenciais e cultura organizacional

  • Estrutura organizacional

  • Levantamento e percepção da estrutura e forma organizacional

  • Definição da melhor estrutura organizacional e a gestão por processos

  • Atividades e responsabilidades funcionais e a estrutura organizacional

  • Manuais de organização, atribuições, tarefas e responsabilidades por unidade de trabalho

  • Processos e procedimentos

  • Levantamento de processos e procedimentos

  • Análise, racionalização / criação, atualização e adequação de processos e procedimentos

  • Elaboração de manuais de procedimentos

  • Implantação, treinamento e acompanhamento de processos e procedimentos

  • Controles da implantação e manutenção dos processos e procedimentos

  • Cronograma e responsáveis pela implantação e acompanhamento

  • Workshops de implantação e acompanhamento

Sobre o professor

Osmar Guimarães Teixeira Jr.

Diretor e consultor da OG Consultoria em gestão por processos, administração e planejamento estratégico, administrador especialista em gestão empresarial e em gestão estratégica. Desenvolveu soluções em planejamento estratégico, gestão por processos, reestruturação organizacional e implantação de sistemas de gestão empresarial. Atuou em programas de desenvolvimento de treinamento de pessoas e equipe. Formado em filosofia, ocupação que exerce em suas horas de folga.

Endereço

  • Facebook - White Circle

Rua Francisco Krainski, 532

São Lourenço - Curitiba -  PR 

Tel: 41-3408-8911

41-99929-4386

contato@inovacaopublica.com.br

Contate-nos