Metodologia de Atendimento do CRAS – Módulo 2
Carga horária: 16 hrs
Sobre
Implementar ações que criem condições efetivas para viabilizar o atendimento das famílias referenciadas no CRAS de acordo com a Política Nacional de Assistência Social, NOB/SUAs e RH, levando em conta o acúmulo de experiências dos profissionais envolvido.
Incrementar Protocolos e metodologia de trabalho de natureza participativa, intersetorial e interdisciplinar, imprimindo dimensões investigativa, formativa e interventiva no exercício profissional cotidiano no espaço do CRAS.
Matérias
-
Níveis de Proteção Social: Básica e Especial (média e alta complexidade)
-
Sistema de garantias de direitos
-
Estatutos específicos, gênero e diversidade
-
Proteção Básica - Ação do CRAS
-
Proteção Especial – Ação do CREAS
-
Acolhimento institucional – Resolução 23/reordenamento
-
Protocolo de atendimento: referência e contra referência das famílias
-
O trabalho da equipe técnica.
-
Instrumentos de conhecimento das famílias: Plano de Promoção Familiar, monitoramento e avaliação
-
Modalidades de Trabalho com Famílias
Sobre o professor

Adriana Turbay
Assistente Social e Psicóloga. É especialista no tema Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco: Ênfase em Educação e Cidadania; Especialista no tema: Enfrentamento a Violência Contra Crianças , tendo o curso de Magistério Superior. Especialista no tema: Psicologia Jurídica. Como Assistente Social e Psicóloga tem atuado em situações, que tem como foco principal o apoio às crianças que passaram e ou vivenciam situações de risco e que, na condição de um não retorno familiar, necessitam de um novo olhar frente à possibilidade de adoção e (re)significação. Atua em casos de Reversão de Guarda, fazendo acompanhamento Psicológico Jurídico.