Metodologia de Atendimento do CRAS – Módulo 1
Carga horária: 16 hrs
Sobre
Fornecer aos profissionais instrumentação para fortalecimento da Proteção Social Básica com enfoque na discussão das atribuições dos vários trabalhadores do SUAS.
Contribuir para o aprimoramento das ações sociais dos Centros de Referência da Assistência Social no que tange as atribuições da coordenação, dos assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que atuam no CRAS.
Matérias
-
Política Nacional de Assistência Social
-
Histórico
-
Legislação específica
-
Estatutos
-
Operacionalização das políticas de assistência social
-
Conceitos e bases da organização do SUAS
-
Proteções sociais básicas – conceitos e equipamentos de referência
-
Conceitos e bases da organização do SUAS
-
Gestão do SUAS
-
SUAS e o sistema de garantia de direitos
-
Autonomia do SUAS
-
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais
-
Quem são os atores na operacionalização do CRAS
-
Divisão de responsabilidades
-
Atendimento e oficinas práticas
Sobre o professor

Adriana Turbay
Assistente Social e Psicóloga. É especialista no tema Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco: Ênfase em Educação e Cidadania; Especialista no tema: Enfrentamento a Violência Contra Crianças , tendo o curso de Magistério Superior. Especialista no tema: Psicologia Jurídica. Como Assistente Social e Psicóloga tem atuado em situações, que tem como foco principal o apoio às crianças que passaram e ou vivenciam situações de risco e que, na condição de um não retorno familiar, necessitam de um novo olhar frente à possibilidade de adoção e (re)significação. Atua em casos de Reversão de Guarda, fazendo acompanhamento Psicológico Jurídico.