O Bullying como Fenômeno Psicossocial e Práticas de Prevenção
Carga horária: 16 hrs
Sobre
Sabemos que educadores são agentes diretos no processo de prevenção e melhoria do ambiente escolar, e diariamente são desafiados por demandas que vão além do conteúdo acadêmico, como a violência e a indisciplina. Uma destas principais demandas é o bullying, comportamento que diariamente aflige milhares de estudantes no Brasil e no Mundo. Por isso, a Escola de Inovação Pública em parceria com a Abrace Programas Preventivos, desenvolveu o curso Bullying como Fenômeno Psicossocial e Práticas de Prevenção, a fim de preparar profissionais da educação para lidar de forma pedagógica e didática com este fenômeno, e promover uma cultura de paz.
O diferencial do curso está na dinâmica dos temas, de composição epistêmico-existencial que proporcionam ao profissional um olhar para dentro do habitat interior do aluno, compreendendo o comportamento de forma mais ampla, e mobilizando-o para uma reelaboração do seu mundo social e educacional.
Matérias
-
Etimologia
-
Pesquisas e estatísticas
-
Etiologia
-
Tipos de bullying
-
Grupos envolvidos
-
Causas e consequências
-
Implicações legais
-
Diagnóstico
-
Medidas, procedimentos e encaminhamentos
-
O papel da escola e do docente na prevenção
-
Políticas Pedagógicas
-
Programas Multimodais
Sobre o professor

Benjamim Horta
De Brasília, formado em Filosofia e Pedagogia, Benjamim é estudante contínuo de psicanálise, uma de suas maiores paixões. Começou a trabalhar na área de educação ainda na Inglaterra onde morou durante 4 anos desenvolvendo projetos para a melhoria de habilidades sociais entre crianças e adolescentes. Presidiu o Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar e é Diretor da Abrace Programas Preventivos,onde lidera projetos na área educacional voltados à políticas preventivas de violência escolar, assédio moral, e promoção da saúde emocional.